quinta-feira, 3 de abril de 2014

Simplesmente Berlim

Alemanha não é só mais um país europeu para esta pessoa que vos escreve. Berlim é mais que uma capital, é o berço da história de um mundo inteiro. Com seus inúmeros memoriais, museus, exposições sobre a Guerra Fria e o Holocausto, esta capital respira história.
Meus conterrâneos são alemães e como eu me gabo as vezes, sou 100% descendente desta teimosia inigualável pois tanto minha mãe quanto meu pai vem de famílias alemãs, por fim, isto explica o meu sobrenome escomunal e lindo.

Já rodei muito este Brasil e confesso que tem algumas cidades brasileiras que quero visitar (cidades turísticas no Rio Grande do Sul) e de preferência no inverno, é claro. Até um tempo atrás estava olhando alguns pacotes de viagens para poder curtir esta opção brasileira carregada de tradição europeia. Mas o objetivo do post de hoje não é viagem pelo Brasil e sim na Alemanha, mais especificamente Berlim =]

A mais de dois anos esbarrei no facebook com uma página chamada Simplesmente Berlim, fantástica, acreditem. Cheias de fotos lindas das cidades, com dicas de turismo, eventos, bares e atrações pagas e gratuitas. 
Por meio da página do face fui direcionada ao Blog desta moça que mora a mais de 10 anos em Berlim. Lá ela te ensina:
  • sobre os climas do ano da cidade - assim você se programa melhor em qual estação pretende dar as caras por lá;
  • quais companhias aéreas tem voos para Berlim;
  • como andar de trem, ônibus e bondes;
  • dicas sobre táxis;
  • da uma ajuda sobre alguns hotéis e albergues;
  • vida noturna ;
  • esportes, passeios, compras, eventos, atrações - tem de tudo, juro!
Tudo com fotos, explicações minimalistas que não tem como você se perder. Ah, mesmo assim esta com medo de ir na terra do "xucruts" porque não fala uma palavra em alemão ou inglês? Não tem problema, ela faz serviços de guia turístico também.

Tenho que confessar que empolguei um milhão de vezes a riscar de uma vez por todas da lista de "coisas que quero fazer" a minha tão sonhada viagem a Berlim. Fazendo as contas por alto (bem por alto mesmo) em vez que pagar hotel separado e voos, comprar um pacote fechado (de alguma agencia de viagem ou o bom e velho CVC) as vezes fica mais em conta (mas tudo depende da data que você esta pretendendo viajar e a cotação do dólar/euro). Para 17 dias, por exemplo, achei por R$ 3.500,00 - detalhe, dividido em dez vezes. Estes 17 dias não incluía apenas Berlim mas sim várias cidades e com vários tour o que não significa que você é obrigado a seguir o tour do dia se você não esta afim (desde que não sigam para outro hotel ou cidade ao fim do dia). Você pode optar em ficar no hotel e fazer seu tour aventura e ai que entra pessoas como a Isabel. Ou até mesmo fazer um pacote diferenciado com vários dias em uma cidade mesmo, depende da sua empolgação.

Mas voltando, se a viagem e o hotel (já incluso café-da-manhã e alguns jantares - dependendo do pacote), que grana que você vai desembolsar mesmo na viagem? A que você de fato irá consumir: bebidas, alimentação, compras (aquelas velhas quinquilharias que TEMOS que comprar) e entradas para museus e bares/boates (quando pagos). O que estou querendo dizer é que a viagem em si você paga que nem vê e até concluí antes da viagem se você for uma pessoa que gosta - realmente - de programar as coisas com antecedência. A grana que deve ser guardada depende das duas pretensões de gastos e se, até a data da viagem rolou alguns imprevistos e não conseguiu guardar o valor estipulado, sem problemas, banco existe para isso  :)

Muitas pessoas tem medo de empréstimos mas se você souber controlar suas despesas (antes da viagem) e ser focado na hora de poupar, uma grana extra através de um mini empréstimo não mata ninguém e no fim, o pagamento deste será como uma sequência do pacote que você já terminou de pagar (os 3.500 divididos em dez vezes). Viu? Viajar para o exterior não é tão caro assim  =]

Tudo com programação e foco é realizado! 
Algumas fotos para vocês suspirarem junto comigo *_*


Panorama Altes Museum e Catedral de Berlim - no inverno
A árvores em volta da Igreja de Sta Maria mudando de cor - no outono
O Reichtag - na primavera
 “Festival of Lights” (Festival de Luzes)

Feira de Natal

Todas as fotos são do site Simplesmente Berlim, tem mais aqui ó.
E por fim, o som mais que pesado da banda alemã Rammstein, estilo é rock industrial metal, nhd e heavy metal. Muito bom.



Nenhum comentário: