sábado, 25 de outubro de 2014

Quando a sua estante esta ficando cheia

1- O livro deve ser constantemente manuseado

Quando se ama livros, a primeira coisa que você faz é comprar, comprar, comprar, trocar, trocar e trocar. Mesmo que esteja com 06 a 08 livros sem nunca ter folheado uma sequer folha, você não resiste: compra mais um.
É um vício mesmo e eu assumo. Desde que retornou as minhas aulas da pós graduação no início do ano, meu roteiro de leitura foi por água abaixo e estou lendo um livro a muito custo. O trabalho, o MBA, a monografia e agora meu inglês consomem o tempo que seria livre (tirando o trabalho).
Tirando este pequeno problema de tempo, outro problema que surge com este tique nervoso de comprar, é o guardar deles. Livros não podem ficar de qualquer jeito e sem nenhum cuidado. Então, vem agora algumas dicas de como guardar e manter os seus livros lindos, limpos e novos por mais tempo. (li lá na Livraria Leitura).

1 - O livro deve ser constantemente manuseado.

O virar das páginas oxigena o material e impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças. Folheie rapidamente e cuidadosamente o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo. 

2 - Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos ou encapados em papel pardo.

O saco plástico impede a respiração adequada do papel. E o papel pardo gera mais dano do que benefício ao livro, por ser de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiverenvolvendo (migração ácida). 

3 - Faça uma vistoria anual.

Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel. 

4 - Armários e estantes devem ser arejados.

Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas. Deixe sempre um espaço entre estantes e parede, ela pode transmitir umidade aos livros, e com a umidade, surgem os fungos. 

5 - Prefira estantes de metal.

Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros. Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo. 

6 - Não use clipes.

O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel, prefira sempre marcadores de página.

7 - Guarte os livros retos na vertical.

Nunca guarde livros inclinados, aparadores podem mantê-los retos. Caso deixe-os na horizontal, não ultrapasse o limite de 4 livros empilhados. Na prateleira, os livros devem ficar folgados. Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins. Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada. 

8 - Luz do sol direta nem pensar.

O sol desbota e entorta as capas. 

9 - Higiene.

Lave e seque as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro. Nunca se alimente perto dos livros. Nunca passe pano úmido para limpar as capas do livro, somente pano seco.

10 - Reparos

Evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encadernação. Além disso não utilize fitas adesivas tipo durex e fitas crepes para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez e provocam manchas irreversíveis onde aplicado.

Bônus: Empreste seus livros apenas para quem você confia, gente cuidadosa como você. Senão pode ser que eles nunca mais voltem. =)

Nenhum comentário: