segunda-feira, 25 de agosto de 2014

#15 - Coisas que aprendi antes dos 25 - Dinheiro, todos nós queremos

Por que já é a metade de cinquenta e alguma coisa eu devo ter absorvido de todos os socos que levei desta moça chamada vida


Dinheiro, todos nós queremos





Uma das primeiras matérias da minha pós foi Economia, o professor que era um rapaz jovem e bonito (bem bonito) transparecia no máximo uns 35 anos, isso jogando alto. Bem vestido, foi dar aula de terno, possuía uma boa dicção, postura e blá blá blá. Tinha presença. Sua graduação (se não me falha a memória) era pela FGV e possuía inúmeras pós e especializações. Acho até que estava estudando Doutorado.
E por que estou fazendo toda esta descrição? Porque ele tinha um lema de vida: Viver o hoje, não o amanhã. Como assim? Isso mesmo que você concluiu (somando 1 + 1 + o título + esta frase): Ele não guardava dinheiro, não pensava no depois e tudo era o agora.
É um lema bem o estilo curtindo a vida adoidado e apesar de ele parecer muito bem estruturado (financeiramente), este modo de vida não é 100% seguido a risca. Hãn? Claro! Pensa comigo: Por que ele investia tanto em estudo se isso não é uma forma de pensar no amanhã?
Por isso reflita sobre sua vida financeira. Sempre.
Esta foi uma das primeiras coisas que aprendi quando ganhei meu primeiro salário de carteira assinada que na época era uns R$350,00 reais, mais conhecido como o mínimo. Eu tinha uns 15-16 anos. A lei do capitalismo é muito clara: Quem não se programa não adquire nada, quem gasta tudo nas velhas besteiras não consegue um crescimento substancial e quem não tem objetivos financeiros não sai do lugar.
Então aprenda a gostar de dinheiro e entenda-o, principalmente. Como funcionam as contas correntes, empréstimos, CDB, tesouro direto, poupança, as rentabilidades, mercados financeiros, fundos etc, etc. Faça metas financeiras, faça um título de capitalização uma vez na vida para ver como é. Aprenda a fazer gestão do seu capital e o mais importante, apenda a multiplica-lo.


Eu particularmente consegui e adquiri muitas coisas com este "estilo de pensar" e até agora esta dando muito certo. Meu próximo grande passo é construir a minha casa (que será daqui uns três anos), mas, o planejamento já esta rodando nas minhas planilhas desde o início do ano.

Nenhum comentário: