sábado, 19 de julho de 2014

E o pesadelo retorna



Quando eu ouvia falar meus antigos professores de graduação falar do TCC, e meus colegas quase morrerem de tanto se lamentar por terem que fazer um trabalho de conclusão de curso, eu pensava: Fichinha! Nunca enfrentei grandes dificuldades em escrever logos textos, em fazer dissertações de assuntos em que dominava e coisas do tipo. 
Entretanto eu nunca fui assim, foi algo que aconteceu no meu meio acadêmico (ensino médio e graduação). Conhecida por escrever demais, anotar demais e alongar demais as respostas onde coisas do tipo que poderiam ser resumidas em 2 linhas eu fazia em 5. Mais ou menos isso.
Mas a questão não é essa. Quando veio de fato o assunto TCC até então eu estava tranquila. Primeiro eu quis fazer Análise das Demonstrações Contábeis na dura mesmo mas, vi que não era tanto meu xodó. Depois queria Auditoria mas, de novo e apesar de ser um xodó obscuro, não tinha bibliografias básicas nem para começar o que dificultaria muito minha vida já que, fazer todo um trabalho em cima de artigos científicos e etc e tal sem aquela base sólida, a BASE da BASE, não rolava. E fica meio defasado também.
Então fui para a análise das demonstrações contábeis básicas (o velho BP, DRE, DFC, DMPL e afins) analisando-as mais afundo, que informações e dados elas podem fornecer além do conhecimento comum que todos tem? Pois é, e assim agarrei o tema e fui-me embora.
Apesar de sempre manter o foco na produção e não sentir dificuldades em escrever propriamente dito, sempre há aquelas panes cerebrais onde quatro horas na frente do notebook não te renderam nem duas páginas e isso, meus caros, é muito frustrante. Ta, mas por qual motivo estou escrevendo esta novela quase mexicana? Ah, deu na telha de escrever sobre isto, e dai? Mentira. Meu trabalho de conclusão de curso do meu mestrado profissional esta se aproximando.
Pensando nisso e no quanto vou voltar aquela tensão de escolher tema, escolher a empresa a ser analisada (é um MBA, não pode ser revisão bibliográfica), decidir qual será o foco do trabalho (e este tem que envolver as áreas de finanças, controladoria ou auditoria), tive uma ideia: vou lá fazer um mimimi no meu blog porque cargas d'água, é meu blog e escrevo o que eu quiser, RÁ!
Mentira.
Pensei em meio que escrever os passos que for rolando neste meu novo trabalho de conclusão de curso, repassar as dicas de sites de pesquisas, livros e afins que eu for encontrando por este caminho. É claro que serão voltados para a contabilidade (chora você que faz outra área) mas, sempre tem algo que da para aproveitar, certo?
Então é isso ai. Beijo na testa.

Nenhum comentário: