quarta-feira, 30 de julho de 2014

Dica - Guerras Mundiais




Você sabia que Hitler se alistou e lutou na linha de frente do exército alemão como mensageiro na Primeira Guerra Mundial, após ser rejeitado pelo exército austríaco? Ou que, em um dado momento ele ficou na mira de um soldado inglês (se não me engano) e que o mesmo desistiu de matá-lo?
Informações peculiares que no estudo normal da História (ensino fundamental e ensino médio) nem de longe são abordados.

O Canal History da Sky esta com um programa muito interessante: a reconstrução das duas Guerras Mundiais. Começou esta semana - acabei pegando a estreia sem querer - e por isso este post meio atrasado. Mas o que vale é a intenção da Dica :)


O foco desta minissérie é contar os caminhos da primeira e segunda guerra mundial pelo ponto de vista dos homens, ate então não poderosos, que participaram tanto no campo de batalha ou na política. No caso, como surgiram estes líderes na primeira guerra mundial que anos mais tarde, tornaram-se pessoas poderosas e diretamente ligadas ao desencadeamento da Segunda Guerra Mundial. São eles: Roosevelt, Hitler, Mussolini, Churchill, De Gaulle, Tojo, MacArthur, Patton e Stálin.
Contando detalhadamente a vida desses homens nas trincheiras da Primeira Guerra, desde 1914 segue-se uma linha cronológica muito bem elaborada que auto explica porque este conflito não cessaria nos próximos trinta anos envolvendo a Europa, África, China e Oceano Pacífico. As lições que aprenderam os moldaram e, revelaram-se na Segunda Guerra; alguns tornaram-se heróis, outros despontaram como os vilões mais aterrorizadores da história da humanidade.

Depoimentos exclusivos de nomes como o senador norte-americano John McCain, o general Colin Powell, o ex-Primeiro-Ministro britânico John Major, Donald Rumsfeld (ex-Secretário de Defesa dos EUA), o ex-Primeiro-Ministro italiano Mario Monti e León Panetta (também ex-Secretário de Defesa dos EUA), entre outros, oferecem uma valiosa perspectiva à reconstituição dos acontecimentos. (fonte Ligado em Serie)


A minissérie dura cerca de seis horas e será dividida em três partes e apresentadas em dias diferente. Mais especificamente, serão 06 episódios que passaram nos seguintes dias: A primeira parte (episódios 1 e 2) de “Guerras Mundiais” estreia no dia 28 de julho, enquanto a segunda parte (episódios 3 e 4) vai ao ar no dia seguinte. Já a parte final (episódios 5 e 6) será exibida no dia 30, lembrando que os capítulos vão ao ar sempre às 22h. E para quem perder algum capítulo, o History Channel reexibirá a minissérie na íntegra, no dia 2 de agosto, a partir das 18h15. (Fonte History Chanel)
Mesclando drama com documentário, esta minissérie desmistifica muitos fatos e aborda detalhadamente muitos outros, detalhes que não são repassados nas escolas porém muito interessantes.

Fontes para este Post
Diário de Pernambuco
History Chanel
Ligado em Serie

Nenhum comentário: