terça-feira, 16 de junho de 2015

Para entender direitinho o que é ética profissional

Vamos falar sobre a entrevista do Jô e a revolta brasileira! Eeeeeee!
Primeiro gostaria de esclarecer que não sou petista e concordo que o nosso país esta afundando devido a inúmeros erros que não começaram apenas no mandato da Dilma, mas que vem de muitas anos atrás.
Esclarecido este ponto vamos a alguns significados:
  • Profissão - é um trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade, geralmente exercida por um profissional. Algumas atividades requerem estudos extensivos e a masterização de um dado conhecimento.
  • Ética - Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.
  • Ética Profissional - Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
  •  A importância da ética profissional - uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional. A dinâmica do mercado nos exige atualização a aperfeiçoamentos constantes, e uma postura ética é de suma importância no ambiente corporativo. Através dela ganhamos credibilidade e a confiança de superiores, liderados e demais colegas e colaboradores.
Vamos lá, tutorial sobre ética no exercício da sua profissão com um exemplo:
Primeiro passo - você é um médico e na sua mesa de cirurgia esta um ditador muito foda, do nível para ser um Hitler 2. 
Passo dois - você salva a vida dele fazendo o seu trabalho indiferente da pessoa que ele é, da sua religião, cor ou qualquer outro estereótipo.
Fim do tutorial.

Do you learn kids?
Pelo que percebi pelos infinitos memes e posts que li, o povo brasileiro esperava que o Jô Soares apontasse o dedo na cara dela e a chamasse de mentirosa. A cada resposta dada pela a nossa Presidente que ele a questionasse, esfregando na cara dela dados e mais dados; esculhambando mesmo e deixando ela envergonhada por ter nascido.
Então amigos, o tratamento dado a ela foi o mesmo dado ao outro Presidente que Jô já entrevistou, não no estúdio da rede globo mas sim no Palácio do Planalto também. Logo, não foi babação de ovo ou qualquer coisa do tipo.
Com relação a forma de conversar e de se referir a pessoa, foi o correto. Não é porque odeio a Presidente que no exercício da minha profissão vou chama-la de puta desgraçada. Imagina se um repórter e/ou jornalista vai entrevistar uma pessoa pública e coloca no meio do bolo a sua opinião pessoal. Existe uma linha no que diz respeito a sua forma de trabalhar e a sua postura pessoal, esta linha não pode ser ultrapassada.
E terceiro, não foi um D E B A T E e sim uma entrevista! Se ela quisesse em dado momento ensinar vocês a fazer ovos mexidos... Né. O formato de ambos são diferentes, se ao acaso ela respondesse que a culpa do país estar na pior é dos Chilenos seria a coisa mais ridícula a se dizer mas não era um debate para ser questionada, rebatida. Consegue entender isto?
Ética profissional não quer dizer que você é um vendido, socialista, sem caráter e baba ovo. Ética não tem nada a ver com isso, ética é outra coisa. Então da próxima vez que for compartilhar qualquer vídeo ou reportagem que denegrida a imagem do Jô Soares como jornalista, como profissional; repense e analise por outra ótica.
Ele não fez mais que o dever como profissional. Fez as perguntas selecionadas, a ouviu, tratou-a com cordialidade e ponto final.
Para finalizar: Se você esperava ele com uma panela e uma colher de pau ao vivo para mostrar que não "curti" a Presidente, desculpa amigo, mas você tem ideais de comportamento fora da casinha e certamente uma ética profissional imatura do qual precisa desenvolver bastante, tá.
Obs.: Os significados dos termos apresentados acima foram pegos de sites aleatórios.

Podem me odiar agora e me chamar de petista, comunista e blá blá blá só porque minha opinião sobre a entrevista não é igual a sua, a de crucificar o Jô.

Nenhum comentário: