quinta-feira, 3 de novembro de 2011

E TEM COISA MELHOR DO QUE EM DIAS NUBLADOS BEBER CHIMARRÃO?



Os dez mandamentos do chimarrão
1) Não peças açúcar no mate
2) Não digas que o chimarrão é anti-higiênico
3) Não digas que o mate está quente demais
4) Não deixes um mate pela metade
5) Não te envergonhes do "ronco" no fim do mate
6) Não mexas na bomba
7) Não alteres a ordem em que o mate é servido
8) Não "durmas" com a cuia na mão
9) Não condenes o dono da casa por tomar o 1º mate
10) Não digas que chimarrão dá câncer na garganta

A palavra chimarrão tem origens no vocabulário espanhol e português. Do espanhol cimarrón, que significa chucro, bruto, bárbaro, vocábulo empregado em quase toda a América Latina, do México ao Prata, designando os animais domesticados que se tornaram selvagens.
Roberto Ave-Lallemant (1812-1884) "O símbolo da paz, da concórdia, do completo entendimento – o mate!
O mate solito faz parte da cultura do homem que não precisa de estímulo maior para matear do que sua própria vontade. Pode-se dizer que é o verdadeiro mateador, ao contrário do mate de parceria, em que a pessoa espera por um ou dois companheiros. É na roda de mate, porém, que esta tradição conquistou seu apogeu, agrupando pessoas em torno de uma mesma ação: chimarrear.
Aos navegantes de primeira viagem, um aviso: nunca peça um mate, por mais vontade que tenha. Poderá sugeri-lo de forma sutil, esperando que lhe ofereçam. Há um respeito mítico nas rodas de mate.

Gostaram? Cultura Gaúcha é uma, se não a mais linda, de todas que este Brasil têm. Este texto não é de minha autoria e sim retirado (trechos) do Blog. Arte Vida e Cultura Portal FM
Para quem quiser dar uma conferida no texto em sua integra, esta ai o link. Boa Tarde à todos que eu vou voltar pro meu chima. 

Não precisamos de um estímulo para matear mas, um dia nublado na Bahia pede um bom chimarrão.


Dado Bier Ilex. Cerveja feita de erva mate

Outra coisa interessante que achei na internet é a Cerveja Dado Bier, então surge o questionamento "E dai?", e dai que ela fez uma cerveja com o sabor da maior tradição gaúcha: O Mate!! Agora me fala se isso não é interessante, HAHA. Como uma boa curiosa sobre assuntos legais fui atrás do site oficial me informar e conhecer mais sobre essa façanha deles. A campanha publicitária, segundo o site que li a noticia é destinada ao público gaúcho e faz alusão ao mesmo "Se beber, não galope". Segundo ele outro Slogan utilizado é o "Mais Gaúcha que isso, só se viesse em garrafa térmica". Essa achei bem legal.

Dado Bier e suas versões

No link específico da Dado Bier apresentava sete versões de cervejas: Original, Weiss, Royal Black, Red Ale, Belgian Ale,  Chopp e a Ilex. Em seu site explica a composição de cada uma e o tipo de comida que ela acompanharia melhor. Informações bem relevantes para quem gosta. A nossa queridinha é a Ilex elaborada com Erva-Mate, a primeira brasileira. Na sua composição, além da erva-mate, contém lúpulo, água mineral e um blend de maltes importados. Tem a coloração esverdeada o que seria meio óbvio, baixa fermentação e ALTO teor alcoólico nos seus incríveis 7%. 

Preciso contar essa novidades aos meus chegados gaudérios.

E pra terminar não teria graça fazer vontade e não saber aonde vende esta preciosidade, para isso também há um lugar especial para você, beberão, mandar uma mensagem, eu mandei já a minha perguntando o esconderijo. Não me espantaria se o local mais próximo for em Brasília ou Goiânia. Nada que que 8 horas não nos separe.

Atualização em 2014 - Bebi finalmente minha Dabo Bier Ilex, uhuuuul! Foi em Porto Alegre, outubro de 2013 e de quebra com meu namorado lindo. Foi muito legal a nossa viagem que, além de curtimos um tempo juntos fomos assistir (nada mais e nada menos) que Black Sabbath e conhecer o Pub Dado Bier! 
Postar um comentário