sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Uma paixão chamada fotografia instantânea

Quem me acompanha no Pinterest esta ligado que mantenho um mural com fotos (ainda poucas publicadas) tiradas da minha Mini Instax8 da Fujifilm. Hoje resolvi contar a minha saga para comprá-la (fora do Brasil) e a saga de conseguir papel fotográfico para ela sem chorar rios de lágrimas.


A compra
Bom, não existe apenas a Mini Instax8 da Fujifilm no mercado para fotos instantâneas, além de ter uma versão inferior, já tem duas versões superiores a Instax8. Existem inúmeras outras câmeras de fotos para revelação (como antigamente, se ficou feia ou não já era haha) e instantâneas, mas eu vou focar apenas nas oferecidas pela Fujifilm. Então vamos a elas:

Instax Mini7
Foi a primeira a ser lançada voltando a tona esta brincadeira de fotos que se revelam na hora. Qualidade marrom, meia boca e como disse, só para brincar mesmo. Não indico comprá-la uma vez que as versões superiores são bem melhores na qualidade e não são tão caras assim. Eu cheguei a pesquisar site que ofereçam elas ainda e não localizei nenhum sequer.


Instax Mini8


Esta foi a que decidi comprar. Disponíveis nas cores branca, preta, amarela, rosa, azul, framboesa e uva. Tem dimensões de 116 mm x 118,3 mm x 68,2 mm/307 g (sem pilhas, alça e embalagem de filme). A instax mini 8 determina automaticamente a melhor luminosidade para o disparo da foto, e além disso, informa sobre a configuração mais adequada acendendo a lâmpada correspondente. Gire o seletor de ajuste de luminosidade para a posição (marca) da lâmpada acesa.
Tem a opção ainda high-key. A configuração do seletor de ajuste de luminosidade para o modo high-key permite a tomada de fotos com uma impressão mais suave.


O que ela tem:
  • Flash automático/Livre de foco – Tire fotos ousadas e vibrantes, mesmo com baixa iluminação.
  • Seletor de ajuste de luminosidade – Determina automaticamente a melhor luminosidade e configuração adequada ao iluminar com o modo correspondente (Interiores, Nublado, Ensolarado, Muito Ensolarado).
  • Foto High-Key – A configuração do seletor de ajuste de luminosidade para o modo high-key permite tirar fotos com impressão mais suave.
  • Tirar fotos instantâneas – Utiliza o filme colorido instantâneo Instax Mini da Fujifilm (5,3 cm x 8,4 cm). O filme de tamanho exclusivo é fácil de carregar na bolsa ou carteira e possui uma moldura branca clássica onde você pode personalizar com mensagens variadas.
  • Obturador eletrônico – A velocidade do obturador, de 1/60 s garante que cada momento seja capturado em um instante.
  • Tampa da lente integrada – A proteção de sua câmera é fácil com a tampa eletrônica da lente que se abre automaticamente quando a câmera é ligada.
  • Lente Fujinon – Tire fotos claras sem esforço com a lente de alta qualidade.
  • 2x pilhas AA.
  • Alça de pulso.

Detalhes a mais:


Filme instantâneo Filme colorido instantâneo da Fujifilm "instax mini"
Tamanho da imagem 62 x 46 mm
Intervalo de disparo/de foco 0,6 m - ∞
Obturador Velocidade do obturador: 1/60 s
Controle de exposição Sistema de troca manual (Indicador LED no fotômetro)
Flash Flash de disparo constante (ajuste automático da luz)
Tempo de reciclagem: 0,2 s a 6 s (com pilhas novas); Intervalo efetivo de flash: 0,6 m - 2,7 m
Fonte de alimentação Duas pilhas alcalinas LR6/AA de 1,5 V
Capacidade: 10 embalagens de filme (com base na pesquisa da empresa)
Outros Contador de exposições (número de filmes sem exposição), janela de confirmação de embalagens de filme
Dimensões e Peso 116 mm x 118,3 mm x 68,2 mm/307 g (sem pilhas, alça e embalagem de filme)




Instax Mini 90


A instax mini 90 está disponível em uma combinação de cores de dois tons marrom e prata. Ela oferece recursos avançados, como o “bulb” e exposições duplas, que são atrativos das câmeras analógicas tradicionais e oferece uma capacidade aprimorada para capturar a luz de forma criativa. A instax mini 90 também está equipada com novas funções e recursos, como o modo macro e o flash de alto desempenho, tornando-a uma câmera instantânea para qualquer fotógrafo, desenvolvida sob o conceito "NEO CLÁSSICO".
No modo de exposição “bulb”, o obturador permanece aberto (até 10 segundos), enquanto mantiver seu botão pressionado, possibilitando captura de fotos que exibem visualizações noturnas atrativas e faixas de luz. É possível tirar fotos expressivas, acrescentando mais diversão com a instax.
Ao selecionar o modo de exposição dupla e pressionar o botão do obturador duas vezes, é possível sobrepor duas imagens diferentes em um quadro para criar uma foto artística. Mostre sua criatividade com uma foto exclusiva.
O que ela tem:
  • Utiliza o filme Instax Mini da Fujifilm (5,3 x 8,4 cm). O filme de tamanho exclusivo é fácil de carregar na bolsa ou carteira e possui uma moldura branca clássica onde você pode personalizar com mensagens variadas.
  • Exposição dupla. Sobrepõe duas imagens diferentes em um único quadro para criar uma foto artística
  • Exposição de bulbo. Esse recurso permite tempos longos de exposição. O obturador permanece aberto por até 10 segundos. Perfeita para uso noturno para capturar movimento de luz
  • Função macro integrada. A função macro integrada permite a tomada de aproximações sem a necessidade de acessórios
  • Modo Crianças/Festa. O modo Crianças permite a tomada de fotos de ação sem que as imagens fiquem borradas. O modo Festa é ideal para configurações com pouca luz
  • Temporizador automático. Tire uma ou duas fotos de uma só vez
  • Flash de alto desempenho
    O flash de alto desempenho emite a quantidade ideal de luz, finamente ajustada para a distância ao objeto e luminosidade ambiente, e auxilia a otimizar a exposição
  • Dois botões de disparo do obturador. Tire fotos em retrato ou paisagem
  • Bateria recarregável/Carregador. A primeira câmera instantânea a oferecer um sistema de bateria recarregável. Utiliza bateria de íons de Lítio NP-45A e carregador de bateria BC-45C
  • Visor LCD com indicador de exposição. O visor de LCD grande permite que você veja as exposições restantes
  • Controle de brilho. Clareie ou escureça sua fotos
  • Tampa da lente integrada. A proteção da câmera é fácil com a tampa eletrônica da lente que se abre automaticamente quando a câmera é ligada.
  • Montagem do tripé
  • Lente Fujinon. Tire fotos claras facilmente com uma lente de alta qualidade.
  • Alça de ombro/Anel de alça de ombro
  • Dimensões da câmera: L-9,19 cm x A-11,34 cm x P-5,72 cm
  • Dimensões da câmera na caixa: L-21,7 cm x A-9,0 cm x P-11,0 cm
Detalhes a mais:

Filme Filme colorido instantâneo Fujifilm "Instax Mini" (disponível separadamente)
Tamanho do filme 86 mm x 54 mm (3,39 x 2,13 pol)
Tamanho da imagem 62 mm x 46 mm (2,44 x 1,81 pol)
Lente Lente de tipo de movimento para dentro/fora, 2 componentes, 2 elementos, f = 60 mm, F = 12,7F
avançado Visor de imagem real, 0,37x, com ponto alvo e ajuste de paralaxe para o modo macro
Focalização Mudança de 3 intervalos de acionamento do motor, 0,3 m - ∞ (modo macro: 0,3-0,6 m, modo normal: 0,6-3,0 m, modo paisagem: 3,0 m - ∞)
Disparo do obturador Disparo do obturador eletrônico programado, velocidades do obturador de 1,8 - 1/400 s (modo macro: abertura fixa automaticamente a F22, modo bulbo: tempo máximo de abertura do obturador de 10 segundos)
Controle de exposição Automático, LV5.0 - 15,5 (ISO800), controle de claro-escuro ±2/3EV, +1EV
Alimentação de filme Automática
Flash Flash eletrônico automático (com função de ajuste de luminosidade), modo de disparo forçado (com função de ajuste de luminosidade), modo de flash desligado, modo de redução de olhos vermelhos
Tela de cristal líquido (LCD) Contador de exposição (número de filmes não expostos), Modo macro, Controle de luminosidade, Temporizador automático, Flash LIGADO/DESLIGADO, Botão de modo (Festa/Crianças/Paisagem/Exposição dupla/Bulbo)
Fonte de alimentação NP-45A bateria de íons de lítio
Duração da bateria Aproximadamente 10 embalagens de filme. (100 imagens)
Itens que acompanham o produto Alça de ombro, cartão de garantia, manual de instruções, bateria de íons de Lítio NP-45, BC-45C
Dimensões e Peso 113,4 x 91,9 x 57,2 mm, 294 g (4,46” x 3,62” x 2,25”, 0,65 lbs) (exceto a bateria, alça e filme)



Instax WIDE 300



A Instax Wide 300 tem um design moderno e totalmente novo com vários recursos aprimorados, como encaixe para tripé, localizador de imagens reais e disco com anel na lente com definição da zona de foco. Usa filme Instax Wide para proporcionar impressões instantâneas nítidas e de alta qualidade para tirar fotos com o dobro do tamanho do filme Instax Mini.
Este formato grande de filme é adequado para fotos instantâneas em festas, projetos escolares, artesanato, aplicações comerciais e muito mais. O filme Instax Wide captura e proporciona impressões nítidas e de alta qualidade em um instante.
A lente de aproximação que acompanha o produto amplia o alcance das tomadas.
O "flash automático para tomadas com pouca luz" otimiza a luminescência de acordo com a distância. Use a iluminação de fundo para melhorar suas fotos graças ao "botão de flash de preenchimento". A "compensação da exposição (controle claro-escuro)" permite que você obtenha o clima certo com exatidão.
Detalhes a mais:

Filme instantâneo Filme colorido instantâneo "instax WIDE" da Fujifilm
Tamanho do filme 86 x 108 mm
Tamanho da imagem 62 x 99 mm
Lente Lente retrátil, 2 componentes, 2 elementos, f = 95 mm, 1:14
avançado Localizador de imagens reais, 0,37 x, com ponto de alvo
Focalização Alternância entre 2 alcances acionada por motor (de 0,9 m a 3 m / de 3 m a ∞) modo normal (de 0,9 m a 3 m) modo paisagem (de 3 m a ∞)
Disparo do obturador Disparo eletrônico programado do obturador, 1/64 s - 1/200 s
Controle de exposição Alcance de intertravamento automático (ISO 800) : LV 10,5 - LV 15 Compensação de exposição (controle de claro-escuro): ± 2/3EV
Alimentação de filme Automática
Flash Flash eletrônico automático incorporado, tempo de carga: de 0,2 s a 6 s (usando uma bateria nova), indicador de carga do flash (LED aceso em vermelho), modo de flash de preenchimento, alcance efetivo do flash: de 0,9 m a 3 m
Tela de cristal líquido (LCD) Contador de exposição (número de filmes não expostos), controle de claro-escuro, modo de flash de preenchimento
Fonte de alimentação Quatro pilhas alcalinas AA 1,5 V (LR6), capacidade: 10 embalagens de filme (com base em nossas condições de teste)
Outros Com janela de confirmação da embalagem de filme, lentes de aproximação e encaixe para tripé incluídos
Dimensões e Peso 167,8 mm x 94,7 mm x 120,9 mm (sem incluir as saliências) / 612 g (sem bateria, alça, embalagem de filme e lente de aproximação)


Minhas Dicas

Quando decidi comprar uma, tinha no mercado apenas as opções Instax Mini7, Mini8 e a Mini 90. A WIDE 300 foi lançada no final do ano de 2014 e eu comprei em meados de junho e julho de 2014. Eu optei em comprar fora do Brasil, pelo eBay (brasileiro). A compra foi super segura e para garantir que tudo ia seguir os conformes, me cadastrei no site e no PayPal que garante toda a segurança durante as transações com cartões de crédito. Na hora de escolher de quem comprar não tinha muito pra onde correr se não a gringaiada, optei por um que tinha muitas avaliações positivas, mas muitas mesmo viu!? Na época o dólar estava R$ 2,80 (vaga memória) e, após a conversão do dólar (frete grátis) e mais a taxa da alfandega que tive que pagar no correio na hora de retirar minha câmera, no fritar dos ovos gastei menos que R$400,00. Comprei na verdade um combo da câmera mais duas caixas de fotos que totalizam 40 fotos, são 20 fotos por caixinha. Naquela época, só a câmera aqui no Brasil ficava na faixa de R$400,00 a R$600,00 dependendo muito do site.
Com a situação atual do dólar realmente não acredito que compense comprar fora do Brasil, com a conversão mais as taxas alfandegárias, enfim. Tem que colocar na ponta do lápis.
Aqui no Brasil, aonde você encontra as câmeras instantâneas da Fujifilm: na Submarino e na Banana Foto. Deve haver outros sites que vendem mas, que já comprei e não tive problemas foram estes dois. Casos tenham mais dicas de sites fiquem a vontade de divulga-los nos comentários
Este último não tem lá seus preços camaradas nas câmeras maaaas, tem uns combos que valem a pena e como já realizei compra com eles, garanto a qualidade e a entrega.
A Instax Mini8 dependendo da cor varia entre R$499,00 a R$600,00 reais. A Instax Mini 90 esta na faixa de R$990,00 a R$1.100,00 reais. E a mais nova, lançamento, WIDE 300 esta custando a bagatela de R$990,00 a R$1.100,00 reais. O preço da Mini 90 e da WIDE 300 varia conforme o combo que você comprar (câmera + fotos) e são as melhores com relação a qualidade e opções de trabalhar mais a foto antes de tirar de fato a foto. Enfim, quando a grana estiver sobrando pretendo comprar uma das versões mais recentes.

Com relação a tirar foto em si:
  1. Lugares muito iluminados não rola. Tipo, tentei tirar foto da praia em Arraial d'Ajuda e só deu branco na foto, ou seja, estourou como dizem. É muita claridade e mesmo que você coloque na opção mais adequada para o ambiente ela não consegue captar a imagem. Então, foto de praia e coisas do tipo prefira o horário mais cedo possível ou no fim da tarde;
  2. Você vai estourar algumas fotos SIM antes de pegar o jeito de trabalhar com ela. É normal;
  3. Tente manter a mão bem firme para a foto não sair tremida;
  4. Não tire fotos que pegue o sol de frente. Estoura e nada de foto.
  5. Selfie em lugares mais escuros rola, é só colocar a opção mais adequada que a máquina apontar. mas cuidado, o flash dela é forte e tente manter a pessoa que esta tirando a foto (a mais próxima da imagem) o mais longe possível que puder. Caso contrário ela parecerá um fantasma;
  6. Solte a imaginação e se divirta :D

O que eu comprei na Banana Foto:


Adaptador para a lente da minha Instax Mini8 para ajudar na selfie, hehe. Parece besteira mas quando se viaja só ou a dois, considerando que as duas pessoas querem sair legal na foto uma vez que esta "bateu já era", um auxilio na hora do enquadramento de um auto retrato é uma baita mão na roda. Senti falta de uma ajuda extra na minha últimas férias que levei minha câmera, até nos localizamos no enquadramento, foram alguns papéis literalmente jogados fora.
Para mostrar melhor como fica a lente, esta ai acima a foto :)


Capa para carregar a máquina.
Quando comprei nela não parei para pensar neste acessório básico mas extremamente necessário. Como acima, a viagem em que levei ela foi uma baita experiência para perceber o que eu precisava comprar para tudo ficar mais fácil. Como eu não tinha nenhum estojo que coubesse ela de forma adequada, sem estraga-la e afins, carreguei-a na caixa mesmo para cima e para baixo. Então veio os empecilhos: ocupava muito espaço na bolsa da praia, na hora de tirar uma foto era um deus nos acuda de segura as pilhas - segura a caneta de legenda - segura a câmera que vou colocar a caixa na bolsa da praia, AFF, já batia uma preguiça de tirar foto só pensando nos transtornos de tirar toda a tralha que era necessário carregar.
Já com a bolsa cabe certinho a máquina, uma caneta para legenda no mesmo espaço da máquina, zíper para colocar um pacote fechado de fotos (enquanto na máquina dentro vai mais 20), pilhas e até a lente nova que comprei. Tudo no seu devido lugar.


Fotos, claro.
Eu estava pensando em comprar no exterior uma quantidade bem razoavel de fotos, tipo de 200 a 300 fotos de uma vez só. Entretanto com o dólar nas alturas e talz rolou aquela preguiça e comecei a procurar nos sites do Brasil mesmo.
Na Banana Foto comprar um pacote com 20 fotos é jogar dinheiro fora, muito caro. Muito mesmo. Uns R$ 120,00 reais por uma caixa! Compensa você comprar em combos, o preço de uma caixa com 20 fotos cai até para R$65,00 reais. Na foto acima paguei um combo de duas caixas por R$120,00 reais, aproveitei e peguei dois combos totalizando 80 fotos.


É isto então pessoal, espero que tenham gostado deste post um pouco mais longo sobre esta minha paixão, as fotos instantâneas e das dicas de compras. A Banana Foto é super confiável além de super atenciosos. Se você não esta afim de se arriscar em compras no exterior, indico eles. Talvez pague até um pouco mais caro mas tem a segurança da entrega e da qualidade (além da opção de troca e reclamações caso algo der errado).
O legal é se divertir mesmo com esta máquina muito fofa que parece de brinquedo literalmente, hehe.
São ótimas para pequenas recordações e capta o espírito mesmo do momento, já que não temos a opção "tira de novo que eu fiquei feiaaaaa" hahaha.

Nenhum comentário: