terça-feira, 13 de agosto de 2013

sobre livros (dica)

Ainda esta para ser inventado algo mais prazeroso que chegar em casa, tomar um banho, relaxar, comer (é claro, espírito de gorda estamos ai!), deitar e LER. Ler até dar sono.

Entrar nesse mundo e nunca sair.

É engraçado que a rotina da leitura você não "pega" na escola porque convenhamos, as escolas municipais e estaduais deixam a desejar pra caramba hoje em dia. Não há nenhum incentivo para a leitura e quando tem são de livros de 1900 e bolinhas, ruins, textos que não nos envolve em momento algum, dito até por mim que li as primeiras 10 páginas e as 10 ultimas de Iracema. Desta forma até não culpo as metas nuncas atingidas de leitura das escolas, porém, culpo os pais.

Lembro claramente de toda bendita e fria manhã de Ijuí, na casa dos meus avós, meu avô bebendo seu chimarrão e devorando um jornal (figurativo). Um jornal que não vou mentir, estava mais pra uma enciclopédia de tantas páginas e, calmamente ele lia página por página. Soltando ora alguns resmungos ora indignação pelas notícias.

A segunda lembrança é a casa de uma tia minha. A casa é linda, enorme, tinha um cachorro de gesso (na verdade acho que é de outro material mas não me recordo) que juro de pés juntos que era quase do meu tamanho. Pelo menos era quando eu estava na minha versão pequetita. Enfim, nos últimos cômodos da casa eles possuíam uma estante, A Estante, grande, de madeira pura (e não esses compensados ridículos) cheia de detalhes e transbordando livros. Era lindo. Acho que foi até nesse momento que criei essa paixão por livros, por estantes lindas e grandes, cheias de detalhes com infinitos livros dispostos por cores, tamanhos ou assunto.

Com certeza a lembrança dos meus pais lendo também e do quarto cheio de revistas, livros, gibis da casa da minha madrinha... Cresci cercada de pessoas que amam ler e esse bom costume passou para mim e hoje sou esta pessoa que se pudesse compraria todo dia um livro, hehe.

Então vamos as dicas:

  1. O site Catraca Livre é o mais culturalmente site que já vi na net. Ele faz um compilado de todas as novidades, notícias, links mas, a grande diferença é que são de coisas realmente interessantes!  (rsrs) lá tem um local específico onde você acha livros, e-books, links de download, um mooonte de coisas legais relacionados a livros Dica Digital - Livro
  2. Orelha de Livro já ouviu falar? É uma rede social específica de livros Owwwwwnnnn *.* Você marca seus livros lidos, os que quer ler, faz anotações, divulga os interessantes para outros usuários e tudo isso já interligado com outras redes... A Orelha de Livro já possuí 90 mil usuários e isso que ele foi criado em 2012. Ah, sabe a melhor parte? É uma rede brasileira! Achei muito interessante isso porque normalmente as redes sociais para leitores são plataformas gringas em português, é o caso no Skoob (se não me falha a memória)
  3. Ta afim de baixar 10 mil e-books de graça? Coçou os dedos né. O site Livraria Cultura disponibiliza 10 mil títulos para você baixar. Primeiro você adiciona na sua biblioteca digital (após fazer um rápido cadastro). Depois é só baixar o programa Kobo no próprio site mesmo (tem nas versões pc, mac, tablet, enfim), sincronizar com o site (baixa os livros que você selecionou na biblioteca digital) e dai é só alegria!
Então, por hoje é isso. 
XD



Postar um comentário